Grace to You Resources
Grace to You - Resource

Abra sua Bíblia comigo e vamos olhar juntos em 1 Coríntios capítulo 16. Eu quero examinar estas palavras finais que Paulo dá, enquanto fechamos o nosso estudo no Livro de 1 Coríntios nas próximas vezes que nos encontrarmos. O capítulo 16 é dividido em várias seções. A primeira seção Paulo fala sobre a coleta que ele queria levar para os santos de Jerusalém. A seção seguinte que discutimos nas duas últimas semanas sobre fazer a obra do Senhor da maneira do Senhor e Paulo relata algo de seu próprio ministério e como ele abundava na obra do Senhor.

Então, em nossa seção para esta manhã temos apenas dois versículos, 13 e 14, Paulo estabelece alguns imperativos muito essenciais para os Corintos e, em seguida, a partir do 15 até o fim do capítulo, ele fecha com uma discussão de certas personalidades e coisas que fazem parte da Igreja. Vamos estar olhando para isso na próxima vez. Mas, por enquanto vejamos os versículos 13 e 14. Eu vou ler para você apenas para que você tenha a imagem do que vamos discutir nesta manhã. "Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor." Esse é um texto muito curto, mas é literalmente carregado de elementos que precisamos entender. É um tipo de texto que tem uma espécie de alto impacto. Vamos ver esta manhã cinco imperativos maravilhosos que eu chamo de princípios para uma vida poderosa que estão nestes dois versículos.

Mas, deixe-me começar preparando o cenário um pouco. De todas as igrejas do Novo Testamento em que Paulo escreveu não houve ninguém que estava com tanta dificuldade como a igreja de Corinto. Não havia nenhuma que era tão pecadora como a igreja de Corinto. Não havia nenhum que tivesse falhado tanto no que Deus planejou para Sua igreja ser. Os coríntios estavam realmente em apuros. Na verdade, você lembra que muito tempo atrás costumávamos chamá-los de Coríntios sujos. Se alguma coisa era errada, eles faziam isso com toda força. Havia muitos problemas. Consequentemente, já que, provavelmente, era a pior igreja do Novo Testamento ela recebeu a maior quantidade de repreensão. Nenhuma outra igreja é tão repreendida como esta.

Por outro lado isso é uma prova de amor, porque o amor é algo que adverte e repreende quando o pecado é visível. Na verdade eu só iria chamar a atenção para o fato de que se você olhar nos 16 capítulos de 1 Coríntios e você olhar nos 13 capítulos de 2 Coríntios, isso totaliza 29 capítulos escritos para endireitar uma igreja. Agora em termos de capítulos isso faz com que esse seja o livro mais longo do Novo Testamento. Não existe nenhum outro livro que tem 29 capítulos. Os que chegam mais perto disso são Mateus e Atos, mas este tem 29 capítulos porque tinha-se muito a dizer, porque havia muita confusão em Corinto. Eu não sei sobre você, mas eu prefiro não ter 29 capítulos escritos sobre mim para tentar me endireitar, mas foi o que aconteceu em Corinto.

O livro é carregado de repreensão, mas também é carregado de amor, porque é o amor que clama pela justiça, não é mesmo? É o amor que repreende sempre. É o amor que diz: "Aqui é o caminho; andai nele " Em 1 Coríntios 4:14 você tem a chave do livro que diz - 1 Coríntios 4:14 diz:" Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar,  pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados.” Coríntios não foi escrita para envergonhá-los. Isto é, apenas para colocá-los para baixo, mas foi escrita por amor para admoestá-los a um comportamento justo onde eles iriam começar a herdar a bênção de Deus. Portanto, é um livro de amor. O amor faz isso. Finalmente, o livro inteiro dá uma espiada no capítulo 13, não é?, com uma excelente definição de amor.

Então Paulo os repreendeu, sim, mas a sua repreensão é uma repreensão de amor. Ele escreve para que eles rompam com a sua pecaminosidade e ele aborda todos os problemas que eles tinham. Foram quatorze capítulos desta primeira epístola para endireitar o comportamento errante deles e um capítulo para endireitar a teologia errante. Agora ele está no capítulo 16 com o fechamento. E entre o encerramento do capítulo está este pequeno segmento, nos versículos 13 e 14.

Muitas vezes, no final das cartas de Paulo elas não são- nem tudo está sempre muito estreitamente ligado. Pode haver um pouco disso e um pouco daquilo. É como uma espécie de observação final. Eu acho que o livro na verdade terminou no versículo 58 do capítulo 15. O versículo 58 é o “portanto” de toda a carta: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.", assim por diante. Esse é o clímax. Em seguida, é uma observação final.

Agora, algumas palavras relativas ao conteúdo e aparentemente eles tinham perguntado sobre isso então ele adiciona isso no final. Em seguida, algumas palavras sobre como ele fez o trabalho no ministério. Mais tarde, algumas palavras sobre certas coisas acontecendo na igreja em uma saudação de encerramento. Mas quando olhamos para este capítulo, o que sai do padrão são esses imperativos nos versículos 13 e 14. Há cinco imperativos no grego. Isso faz com que eles sejam mandamentos. Eles não são opcionais. Eles são exigências por parte do Espírito Santo para o crente. Eu os chamo de princípios para uma vida poderosa.

O que eles fazem é o mais interessante. Eu estava apenas tentando estruturar o pensamento de Paulo em minha mente e quando comecei a estudar estas cinco coisas eu descobri que basicamente o que eles são é o lado positivo de todas as coisas negativas que ele disse nos primeiros 15 capítulos. Eles viram a mesa. Ele disse por 15 capítulos, "Não faça isto e não faça aquilo e não faça aquilo outro e para de fazer isso e pare de fazer aquilo", e agora, de repente, ele diz: "Vejam, façam isso, façam aquilo, façam aquilo outro". Este é o outro lado.

Ele dá cinco comandos militares, por assim dizer, como um sargento faria. "Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor". Agora, realmente, se eles tivessem apenas respondido a essas cinco coisas, o resto do livro nunca teria sido escrito, porque estas são as coisas que revertem os erros descritos antes. Vamos olhar para estes cinco. Você pode acompanhar no esboço fornecido para você no boletim se desejar e vamos olhar para estes cinco comandos militares dados ao crente.

Número um. Sede vigilantes. O primeiro é estar alerta. A palavra aqui no versículo 13 é vigiai. Vigiai. Agora, se você deu o nome de Gregorio para o seu filho isso significa "vigiai". A palavra grega grēgoreō, significa vigiar, estar alerta. É isso que significa - ela pode ser usada em um sentido físico, estar acordado ao invés de estar com sono. Em 1 Tessalonicenses 5:10 diz: " Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele". E ele usa a palavra lá "estar acordado" e isso significa estar vivo ao invés de estar morto. Mas, no mesmo capítulo 1 Tessalonicenses 5:6 ele é usado de uma forma espiritual, "Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios.” Assim, poderia ser uma palavra que é usada para um despertamento físico ou que poderia ser usado em um despertamento espiritual. Aqui ele é usado em seu sentido espiritual. Ele obviamente não está escrevendo para as pessoas que estão dormindo fisicamente. Ele está escrevendo para as pessoas que estão dormindo espiritualmente. Ele diz: "Acordem; fiquem alertas." Segundo a maioria dos léxicos a palavra tem mais significado nela do que apenas estar acordado ao invés de estar dormindo. Ela tem a ideia de estar realmente acordado e estar consciente. Isso é um esforço determinante para estar alerta.

A ideia é a de saber o que está acontecendo e, incidentalmente, a palavra aqui, a palavra vigiar ou acordar ou estar alerta é usada 22 vezes no Novo Testamento e é usada diversas vezes, em referência ao cristão. A vida cristã deve ser uma vida de vigilância. Temos que estar acordados. Temos que estar alertas. Temos que ter nosso senso aguçado para entender o que está acontecendo, avaliar e estar ciente do que o adversário está fazendo. Você não pode viver a vida cristã, Paulo está dizendo, em um estado de estupor. Você tem que estar alerta.

Agora isso era parte do comportamento de Corinto. Eles estavam em um estado de estupor o tempo todo. Em primeiro lugar, muitos deles estavam em estupor físicamente. Francamente, eles foram bombardeados. Eles ficavam bêbados. 1 Coríntios 11, versículo 21 diz: "Na hora de comer, vocês comem juntos. Vocês acham que é a Ceia do Senhor, mas não é. Quando se reúnem, não é por que você está sendo transformado". Ele diz: "Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague." Eles literalmente ficavam bêbados. Então, eles estavam em um estado de estupor.

Agora, uma das razões que você não deve ficar bêbado com os outros é que quando você está bêbado você não está mais atento ao que está acontecendo em sua vida cristã. Você não está em alerta para Satanás. Você não está alerta para a tentação. Você não está alerta para as necessidades. Você não está alerta a qualquer coisa e essa é uma boa razão para nunca mais tomar qualquer coisa que vá lhe colocar sob seu poder e não permitir que você fique alerta.

Eles estavam em um estado de embriaguez física às vezes, mas o ponto importante de Paulo aqui não é a parte física, mas espiritual. Eles estavam em um estado de estupor espiritual. Eles simplesmente não estavam alertas. E isso é uma situação mortal para um cristão. Aliás, quando você viaja muito e você conversa com vários cristãos e várias igrejas onde a Bíblia não é ensinada e onde eles realmente não entendem princípios espirituais, eles vivem a maior parte de sua vida cristã em estupor. Eles nunca realmente sabem o que está acontecendo. Você pode dizer alguma verdade espiritual simples e eles vão dizer, "Ó," como se tivesse caído do céu naquele exato momento.

Eu vou lhe mostrar o que eu quero dizer. Eu só quero voltar no livro e em cada ponto destes cinco mandamentos eu quero lhe mostrar a situação oposta em Corinto e como que estas cinco coisas eram simplesmente o lado oposto de todos os problemas de lá. Vamos voltar então. Eles estavam alertas? A resposta é, não. Apenas ouça. Não tente abrir agora nestes versículos. Apenas ouça por um minuto. Em 1 Coríntios 5:6 diz: " Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” Ele diz: "Vamos lá, vocês não sabem que vocês não podem deixar os pecadores em comunhão com vocês sem que eles tenham algum efeito sobre isso? "

No capítulo 5:12 ele diz: " Não julgais vós os de dentro?" “Vocês não avaliam as pessoas para verem se elas acrescentam para sua comunhão ou se são negativas?" 1 Coríntios 6:2 diz, " Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo?" "por que você não cuidam de seus assuntos da maneira que Deus realmente tem lhe dado autoridade para o fazer, em vez de levar esses assuntos perante um juiz pagão?" Então ele diz: "vocês não sabe que vocês não podem deixar o fermento no meio de vocês? Vocês não sabem que deveriam julgar o pecado em seu meio? Vocês não sabem que Deus lhes deu autoridade para julgar no reino? Vocês certamente devem ser capazes de cuidar de coisas daqui e não levá-las para os tribunais pagãos" Em 1 Coríntios 6:3 diz, "Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Vocês não sabem que isso é uma vocação que temos diante de Deus e que devemos ser capazes de resolver nossos próprios problemas? ", No capítulo 6 versículo 4, ele diz:" Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós"? No capítulo 6 versículo 9: "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? " Capítulo 6, versículo 15," não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo?" Capítulo 6:16, "Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela?" Capítulo 6, versículo 19, "acaso não sabeis que seu corpo é o templo do Espírito Santo?"

Agora o problema com os Coríntios foi que eles não sabiam. Vê? "Hum?" Você não pode estar alerta se você não sabe, certo? Eles estavam em um estado de estupor espiritual. Assim, em 1 Coríntios 8:9 diz: "Acautelai-vos; acordem." 1 Coríntios capítulo 10 versículo 12: "Acautelai-vos." Capítulo 12 versículo 1, ele diz: "A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais" o que? "ignorantes.." Mas vocês são. Eles eram ignorantes. Eles estavam em um estado de estupor. Eles não estavam alertas. O resultado foi que a coisa toda estava desarrumada.

Você pode resumir o problema dos Coríntios em 6:12, ou pelo menos nessa parte do versículo. Paulo diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.". Os Coríntios, porque estavam em tal estupor, eles levados a estar debaixo do poder de tudo. Eles foram vítimas de tudo, cada filosofia humana falsa, todo o tipo errado de comportamento humano. Eles eram vítimas deles, porque eles não estavam alertas. Eles não sabiam. Eles não sabiam. Eles não sabiam. Você diz: "Bom, meus pobres companheiros. Eles não tinham os recursos” Ah sim, eles tinham. Eles tinham uma abundância de recursos.

É por isso que em 15:34 de 1 Coríntios, ele diz: "Tornai-vos à sobriedade, como é justo, e não pequeis”. Você vê, ele os está chamando para acordarem. Os crentes têm que estar alertas. Você nunca vai viver a vida cristã com uma sensação de vitória se você ficar correndo na ignorância, nunca. Você nunca vai funcionar com os princípios que você não conhece. Se você é um cristão do tipo "Bom, eu não sei” você está com muitos problemas. Você acabou de perder a alegria de estar dentro da vontade de Deus e a alegria de ver como Deus lhe abençoa quando você está lá porque você não sabe qual é a vontade de Deus.

Agora, o Novo Testamento diz muito sobre o que devemos estar vigilantes. Enquanto estamos atentos você diz: "John, pelo que estou procurando? Estou muito alerta, mas o que eu deveria ver? " Em primeiro lugar, a Bíblia diz que devemos prestar atenção em Satanás. Pedro diz em 1 Pedro 5:8: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;" Quem ele vai devorar? O único que não está fazendo o que? Vigiando. Você precisa estar alerta às sutilezas astutas e espertas de Satanás. Você precisa entender como ele funciona.

Você precisa saber que, basicamente, ele é como um treinador de futebol americano com apenas três jogadas e que deveria simplesmente ficar na defesa. A concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o quê? A soberba da vida. Ele vem nessas mesmas três ondas o tempo todo. Você deve aprender suas estratégias. Você deve estar ciente. Esteja em alerta. Não caia na armadilha porque ele vai por aí procurando o sujeito que está tirando uma soneca como se fosse um homem que vai para a terra dos leões e sai do carro e tira uma soneca na grama. Ele está procurando por esse tipo de sujeito. Portanto, fiquem atentos com Satanás.

Em segundo lugar, fiquem atentos com a tentação. Marcos 14:38 Jesus disse: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. É melhor estar alerta com a tentação. Satanás tem ângulos que você nunca pensou. Você não pode simplesmente ir alegremente tropeçar pelo mundo expondo-se a tudo pensando que nada vai lhe afetar. Ela vai machucar você. Ela vai expor você, a tentação. Vigiem, mantenham os olhos abertos.

A terceira coisa que o Novo Testamento fala é vigiem contra a apatia e indiferença. Para a igreja de Sardes em Apocalipse capítulo 3, ele diz: "Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto." Ouçam, uma igreja pode caminhar em direção à apatia aos poucos. Um cristão pode apenas ficar presunçoso, satisfeito consigo mesmo, apático e indiferente e o Senhor disse à igreja de Sardes: "Eu venho como um ladrão, à noite, em julgamento contra você."

O Senhor virá para castigar o apático, cristãos indiferentes que não lidam com seus pecados, que não lidam com suas fraquezas, que não lidam com seus desmandos. Não pense você que pode simplesmente e presunçosamente se jogar para baixo e fazer suas próprias coisas, sem qualquer recurso. Eu acredito que Deus vai lhe castigar e acredito que ele lhe castiga porque ele é um Deus amoroso que quer alinhar você com um comportamento adequado, a fim de que ele possa derramar todas as bênçãos que ele quer que você tenha. Então, a apatia é outra coisa a observar. Olhe para sua vida. Quando você chegar ao lugar onde você está confortável com o seu pecado e você não está mais tentando enfrentá-lo e lidar com ele, então você está realmente em apuros. Portanto, esteja atento para isso.

Outra coisa, cuidado com os falsos mestres. Ao escrever a Timóteo Paulo disse em 2 Timóteo, ele disse, "Rapaz, haverá pessoas que não ensinarão a sã doutrina. Eles vão afastar os ouvidos do povo da verdade e fazer com que creiam em fábulas." No versículo 5 de 2 Timóteo 4, ele diz: "Sê sóbrio”. Você precisa estar ciente dos falsos ensinamentos, da falsa doutrina, mantenha a mente alerta.

Em quinto lugar, a Bíblia nos manda ficar atentos em oração. Pedro diz: "Sede sóbrios na oração," 1 Pedro 4:7. Paulo diz em Efésios 6:18 "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." Estamos vigiando. Você não pode orar sem saber o que está acontecendo. Eu costumava falar com a Marcy quando ela era pequena. Ela sempre dizia: "Querido Deus, abençoe o mundo inteiro." Eu dizia: "Marcy, você não pode dizer isso. O que você quer dizer com, Abençoe o mundo inteiro?” Você tem que ser específica, querida. "Deus, abençoe o mundo inteiro" não é específico. O que você precisa fazer é assumir que Deus quer que você ore sobre questões específicas e isso é o que significa estar vigiando. Como você pode orar, se você não sabe o que está acontecendo? Seja específico.

Muito bem, uma última coisa. Esteja alerta com Satanás, esteja atento com a tentação, cuidado com a apatia, cuidado com os falsos mestres, vigie em oração. Por último, vigie e espera pela volta do Senhor. O Novo Testamento diz em Mateus 24:42, 25:13 e em várias outras passagens: "O Senhor está chegando. Fique vigilante porque você não sabe o dia nem a hora. Vigie." O que significa vigiar? Significa andar todos os dias pensando: "Bem, eu não vi ele hoje?" Não. Significa vigiar atentamente aqui, porque ele está vindo. Não lá. Vigie sua vida. Você só tem tanto tempo para fazer o que Deus lhe deu para fazer. Vigie. assim, isso é bom. Eu só quero fazer isso.

Os Coríntios estragaram tudo. Os coríntios não estavam alertas. Consequentemente, eles foram vítimas de Satanás. Eles foram vítimas da tentação. Eles foram vítimas de apatia e indiferença. Eles foram vítimas de falsos mestres. Eles foram vítimas de falta de oração e eles não estavam prontos para a volta do Senhor. Eles estavam até negando a ressurreição. Assim, Paulo diz a eles: "Olha, vocês só irõ reverter tudo isso se vocês vigiarem." Veja, como isso resolve muitos problemas se você simplesmente despertar.

Você diz: "Como você faz isso?" Eu vou te dizer como. Todos os avisos que você precisa saber est na Palavra de Deus. Então, para vigiar basta olhar neste livro. É como um microscópio sobre cada pequena sutileza de Satanás. Ele revela tudo. Vigie. Vigie corretamente com este livro e, em seguida, aplique esses princípios. Veja, a Palavra de Deus é proveitosa para ensinar, para instruir em justiça para torná-lo perfeito, maduro. Basta entrar na Palavra. É sua janela pela qual você vigia .

O segundo ponto dos princípios para uma vida poderosa é ser firme. Esteja alerta, o número um, e seja firme, o número dois. Eu gosto de pessoas que são firmes. Você não? Eu gosto de pessoas que ficam firmes por aquilo que acreditam. Eu não gosto de pessoas que flutuam e vacilam e vão com o vento. Eu gosto de pessoas que realmente acreditam no que elas acreditam e não ficam desviando. Você vê, aqui ele diz: "Permanecei firmes na fé." A palavra grega, stēkō - e eu sempre penso em uma estaca atravessando alguma coisa quando ouço essa palavra. Boom, aí sim você vai ficar enraizado e preso no lugar. Ele diz: "Seja firme." Como Hodge diz: "Não considere todos os pontos da doutrina uma questão em aberto." Os Corintios eram soprados de uma lado para o outro com a brisa. Ele diz: "Seja firme." E como os Coríntios precisavam ouvir isso. Observe o que ele diz: "Permanecei firmes na fé." Isto não é na fé como a fé como algo espiritual, mas a fé é o conteúdo da revelação de Deus. Firmes no Evangelho, a fé, a fé Judas disse que foi uma vez por todas entregue aos santos, a fé, o cristianismo. Permanecei firmes na fé, guarda a Palavra de Deus, guarde o Evangelho é o que ele está dizendo. A fé não deve ser confundida como uma mercadoria espiritual.

Mesmo em 1 Timóteo 6:12 diz: "Combate o bom combate da fé", mas no grego não diz que essa é a versão autorizada. O grego diz: "Combate o bom combate da fé." Você vê, precisamos lutar para guardar a fé, porque Satanás quer lançar a fé para longe de nós, o conteúdo da verdade.

Você diz: "Bem, o que os Coríntios estão fazendo?" Eles não estavam guardando a fé. Deixe-me lhe perguntar o seguinte. Qual é a linha de fundo básica da fé? Eu vou responder. É o seguinte. Isso é uma fé revelada por Deus. Certo? O ponto principal é que a nossa fé, o conteúdo do Evangelho é sobrenaturalmente revelada por Deus e não tem igual. É uma fé reveladora. Eles tinham até deixado de crer nisso, de certa forma. Deixe eu lhe mostrar. Volte ao capítulo 3. Eles não estavam firmes na fé.

Bom, vamos voltar para o capítulo 1 por um segundo. As pessoas estavam dizendo, "Ó aquela fé cristã, aquele cristianismo, é tolice." Certo? Eles pensavam que era loucura. Isso é o que eles estavam dizendo. Veja no versículo 18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem". O que eles pensavam que era? Loucura. Simplesmente loucura. Agora no versículo 20, “Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Com a sabedoria deste mundo.” Vê? "E eles estão dizendo que esta é a sabedoria, a sabedoria do mundo", ele chama essa sabedoria disso no versículo 21. "O evangelho é uma pedra de tropeço e é loucura".

Agora o que eu estou dizendo é o seguinte. Os Coríntios tinham realmente permitido a infestação da sabedoria humana dentro da Igreja que eles estavam aceitando no mesmo pé de igualdade com a revelação de Deus. Em outras palavras, a revelação de Deus tinha perdido o seu caráter distintivo. Olhamos para isso profundamente quando estudamos esse texto. Eles tinham todas essas filosofias humanas, você se lembra, que eles arrastaram para dentro da igreja de Corinto e eles estavam misturando filosofias humanas com a verdade de Deus e você não pode fazer isso! Essas são duas coisas totalmente diferentes. A revelação de Deus não pode ser considerada igual a sabedoria humana. Mas eles estavam literalmente cortando o cerne do cristianismo brincando com a idéia de que a filosofia humana era compatível com a revelação de Deus.

Então agora vamos abrir no capítulo 3, versículo 18 e ele diz a eles: "Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio”. Em outras palavras, se você acha que você é muito inteligente você está enganado. Remova a sua sabedoria humana e o que resta é a verdadeira sabedoria. Isso é o que ele está dizendo. "Ninguém se engane a si mesmo", e eles estavam se enganando. Eles tinham se enganado em pensar que a sabedoria humana estava em pé de igualdade com a revelação de Deus e eles estavam cortando o cerne da fé.

Isso é o que nós temos hoje. Nós temos o ponto de vista de hoje que a Bíblia é simplesmente um comentário humano sobre o ponto de vista de Deus que existia na época em que foi escrita. Isso é sabedoria humana. Eles estavam cortando o cristianismo em seu núcleo.

Muito bem, o segundo nível, eu diria que depois que você lidou com o cristianismo no nível que é a revelação de Deus a segunda maior característica do cristianismo é a pessoa de Cristo. Certo? Você quer manter-se firme em quem ele é. Os Corintios não estavam nem fazendo isso. Olhe para o capítulo 12.

Eles haviam-se entregue a uma mistura de paganismo e cristianismo. Eles tinham arrastado muitas práticas culturais. Eles tinham permitido que muitos êxtases e transes pagãos e todas aquelas coisas estranhas que faziam parte de sua religião cultural entrasse no Cristianismo, de modo que, quando eles se reuniam, havia algumas pessoas que ministravam verdadeiramente ao Senhor e a Seu Espírito e havia outras pessoas que surtavam, ficavam aéreas, ministrando supostamente para alguma coisa em êxtase que era realmente paganismo puro. O que aconteceu foi realmente surpreendente. Versículo 2 do capítulo 12, "Sabeis que, outrora, quando éreis gentios," ou pagãos - ethne - "deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados." A terminologia não fala de ser levado a uma forma de êxtase, levado como alguém que está em uma espécie de transe espiritual. Ele diz: "Vocês costumavam ser levados e conduzidos para esses êxtases quando vocês adoravam os ídolos mudos e, agora, a essência do que aconteceu é que vocês estão deixando acontecer no culto. Mas eu lhe digo” - no versículo 3" - ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus!".

Sabe o que acontecia em seu meio? Pessoas estavam literalmente em pé em meio de seus êxtases, supostamente sob a inspiração do Espírito Santo, e estavam amaldiçoando Jesus. Amaldiçoando Jesus. Agora, os coríntios não estavam firmes na fé quando foram minando a autoridade única da Palavra de Deus e quando literalmente ficavam amaldiçoando Jesus. Eles estavam atingindo o Cristianismo em seu coração.

Em terceiro lugar, veja o capítulo 15. Ele lhes diz no capítulo 15 versículo 12. Ouça isto. "Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?” Você consegue acreditar nisso? Primeiro, eles estavam minando a autoridade da Palavra de Deus, segundo, eles estão negando a realidade de Jesus Cristo, terceiro, eles estão dizendo que não há o quê? Ressurreição. Eles simplesmente removem o centro do Evangelho. Eles não estavam na fé. Longe disso. Então, quando Paulo diz: "Permanecei firmes na fé", ele diz, "Volte para a autoridade da Palavra de Deus, volte para a pessoa de Cristo e volte para a ressurreição que é a grande pedra fundamental do cristianismo." Isso é realmente o que ele está dizendo, quando ele diz aquela pequena frase, "Permanecei firmes na fé." ele está revertendo todos os negativos que acabo de compartilhar com vocês.

Você vê, 1 Coríntios poderia ter sido escrito nestes dois versículos se todas estas coisas não fossem verdadeiras sobre eles. Ele só teria que enfatizar, continuem vigiando, mantenham-se firmes na fé, continuem fazendo o que vocês estão fazendo enquanto esses cinco princípios revertem toda a situação problemática em Corinto. Então ele diz para vigiarem e ficarem firmes.

Agora, a Bíblia nos manda ser firmes. Devemos ficar firmes na fé. 2 Tessalonicenses 2:14 diz: " para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa." Você guarda essas coisas que você foi ensinado pela palavra, pela epístola. Mais uma vez, o que eu digo que é a chave, amado? Qual é a chave para ser firme? É a Palavra, não é? É a doutrina apostólica. São as epístolas.

Se você vai estar alerta você precisa olhar para a Palavra para ver o mundo através dela. Se você for ficar firme você tem que saber o que a doutrina da Palavra é e você tem que ficar alerta. Portanto, a chave para estar alerta e ser firme é a Palavra.

Agora o Novo Testamento fala muito sobre estar firme. Ele diz: "Seja firme na sua devoção a Cristo," Filipenses 4:1: "Permanecei firmes no Senhor", "Seja firme em seu compromisso com Cristo e em sua fé em seus recursos" Diz ainda: "Seja firme na unidade". Filipenses 1:27 diz: "Permanecei firmes em um só espírito" Filipenses 1:27. Seja firme na unidade. Diz também para ser firme na liberdade. Gálatas 5:1: "Permanecei firmes na liberdade que Cristo nos libertou", e não ficar enredado novamente com o legalismo. Diz: "Permanecei firmes ou sejam firme na vontade de Deus." Epafras está orando em Colossenses 4:12 que possamos ser maduros e completos em toda a vontade de Deus. Diz também: "Sejam firme contra Satanás." Efésios 6: "Seja forte no Senhor porque nossa luta não é contra carne e sangue", blá, blá, blá e então continua a dizer: "E, depois de ter feito tudo - " o quê"- fique firme contra Satanás". Então devemos ser firmes em nossa devoção a Cristo, ser firmes na unidade, ser firmes na liberdade, ser firmes na vontade de Deus, ser firmes contra Satanás, sólidos, de pé, não levados por qualquer vento de doutrina, não seduzidos por espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Os coríntios não eram firmes e eles não estavam vigiando. Então, eles não poderiam ser firmes no evangelho, firmes na devoção a Cristo, firmes na utilização adequada de liberdade, firmes na unidade, firme na vontade de Deus ou firmes contra Satanás. Eles não estavam suficientemente na Palavra.

Em terceiro lugar, outro comando militar disparado por Paulo é este: " Sede vigilantes, permanecei firmes na fé," e eu amo essa parte seguinte “portai-vos varonilmente". Agir como homens. Eu chamo isso de ser maduro. Seja maduro. Isso significa simplesmente agir como um homem. É uma palavra interessante aparecendo e se eu me lembrar bem ela aparece somente aqui no Novo Testamento. Sim. É a única vez que ela é usada, mas é usada na Septuaginta e traduzida, muitas vezes por, "Tende bom ânimo." Por isso, tem a idéia de coragem, mas também é usado em referência à maturidade. Ambos significam a mesma coisa e tem a idéia de coragem e maturidade, mas, em seguida, novamente, não são essas palavras quase co-iguais? Uma criança, alguém imaturo tende a não ser corajoso. Uma pessoa madura tende a ser corajosa. Uma criança tende a ser bastante medrosa. Uma pessoa madura tende a ter um senso de controle, de confiança. Isso é essencialmente o que ele está dizendo. "Vocês deve ser homens corajosos, crescidos e maduros. Portai-vos varonilmente pode ser uma maneira de traduzir andrizo (-omai).

Deixe-me apenas enfatizar o elemento de maturidade disto porque a parte da coragem tem que vir atrás da maturidade. No capítulo 14, versículo 20 Paulo de novo tinha lidado com os Coríntios tantas vezes sobre isso, mas ouça o que ele diz em 14:20. "Irmãos", ele diz "não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo," o que? "sede homens amadurecidos." Cresçam. Ele disse isso a eles muitas vezes repetidamente. No capítulo 4, ele disse, "Eu tenho que falar com vocês como filhos", e ele diz: "Eu tenho que tratá-los como crianças pequenas e se vocês não forem moldados eu vou chegar até vocês e, se eu for, vou dar uma surra em vocês, se precisar." Na verdade ele não disse isso. Ele realmente não disse isso. Ele diz: "Vocês querem que eu vá com uma vara?" Pá, pá, pá. Viu o que vai acontecer se vocês não forem moldados?

Eles eram um bando de bebês. Eles não eram homens de entendimento. Eles não eram homens de coragem e eles não eram homens com maturidade. Eles eram bebês lutando, brigando, imaturos, se jogando para as falsas doutrinas como Efésios 4:14 diz. Eram apenas infantis e, consequentemente, não podiam se defender dos ataques de Satanás.

Volte para o terceiro capítulo, o texto mais conhecido sobre o tema. "Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis.”, “Vocês são como um bando de bebês. Eu não posso nem dar uma boa comida sólida. Eu tenho que continuar dando a vocês este leite." Eles eram infantis. Eles não tinham crescido.

Eles tiveram que ser tratados como se fossem crianças. Eles precisavam apanhar. Eles até tinham rivalidades entre si. Eles estavam levando os irmãos à corte, lutando, brigando. Paulo ainda diz a eles no capítulo 13: "Quando eu era criança, falava como criança, mas quando eu me tornei um homem eu -" o quê? "-. Eu deixei essas coisas de menino". Mesmo sua adoração religiosa era infantil. Era tudo baseado em sentimentos e emoções em vez de verdade e doutrina. Então Paulo diz: "cresçam".

E sabe de uma coisa? Se eles tivessem apenas crescido eles teriam eliminado muitos problemas, muito mesmo. Carnalidade, lutas, brigas, um tipo de religião infantil. Algo emocional teria dado em alguma coisa se eles contemplassem a verdade e se fossem homens de entendimento. É por isso que eu acredito, pessoal, que o ensino da Palavra de Deus, que a música que a Igreja canta, que a estrutura da Igreja deve sempre estar no mais alto nível para trazer as pessoas para aquele lugar de maturidade e não com sentimentos e emoções que são basicamente o nível de infância. Então ele diz, cresçam. Se eles tivessem crescido eles mudariam muita coisa.

Então ele diz: "Sede vigilantes." Se eles estivessem vigiando eles não teriam entrado em toda essa confusão. "Sejams firmes." Se eles fossem firmes não teriam jogado fora sua teologia. "Sejam maduros." Se tivessem sido maduros eles eliminariam toda a disputa e aborrecimentos e contendas e inadequações e inaptidões da imaturidade. Aliás, todo mundo devia ser maduro, não é mesmo? 2 Pedro 3:18 diz, "antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". Em Efésios, capítulo 4, versículo 13 diz: "à medida da estatura da plenitude de Cristo" crescer nele que é a cabeça e não ser mais uma criança. Vê? Cresçam.

"Como posso fazer isso John? Eu sei estar vigilante. Eu olho através da Palavra. Eu sei como ser firme. Conheço a doutrina da Palavra. Mas como eu posso crescer?" Eu vou lhe dizer como. Como bebês, desejem o leite puro da Palavra para que vocês possam crescer. É a mesma coisa. Basta entrar na Palavra e você vai descobrir que você está vigilante. Este é um ótimo lugar para começar. Você vai ser firme e você vai começar a amadurecer. Não é tão difícil. Está tudo bem aqui na Palavra.

Em quarto lugar, e essa é a única forma verbal passiva no texto "fortalecei-vos." Ele não diz: "Sede forte." Você sabe por quê? Porque você não pode se fortalecer. Isso é algo que o Senhor tem que fazer por você. Isso é como Paulo disse em Efésios 6:10, "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder." "Fortalecei-vos", diz ele. O Senhor o usou. O Senhor, Jesus, em Lucas 2:40 diz: "Crescia o menino e se fortalecia em espírito." É uma palavra que pode significar um fortalecimento do espírito, fortalecimento do interior, um homem forte interior, um espírito forte que pode superar a carne como diz 2 Timóteo 2:1, ”Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus”. É um espírito forte que vence a carne. Os coríntios não eram fortificados. A carne governava. Tudo o que a carne dizia, eles faziam. Eles não conseguiam lidar com a carne. Ele diz: "Vocês são carnais. Vocês são vítimas da carne".

Agora, o que é incrível nisso é que eles pensavam que eram fortes. Eles pensavam que eram outra coisa. Na verdade, eles disseram no capítulo 4 - Paulo diz: "Você acha que eu tenho medo de ir até vocês. Vocês são tão convencidos que pensam que eu tenho medo de enfrentar vocês." "Ele nunca vem nos ver. Somos muito difíceis de lidar". Ele diz no capítulo 10 versículo 12 ”Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." Eles pensavam que eram tão fortes. Eles eram tudo, menos isso.

Olhe para o quarto capítulo veja como Paulo trata este elemento de fraqueza. Aliás, há muitos outros exemplos de cada um desses pontos, que não temos tempo de ver. Eu vou apenas escolher alguns que são representativos mas como eu já tenho dito, o livro inteiro é um pano de fundo negativo para apenas esses cinco princípios. Mas perceba em 1 Coríntios capítulo 4, ele diz no versículo 6, "Você está ensoberbecido." Versículo 18: "Você está ensoberbecido." Capítulo 5 versículo 2: "Você está ensoberbecido." Não há dúvida sobre isso, eles estavam ensoberbecidos. Eles pensavam que eles eram importantes. Fortes figurões, famosos espirituais. Então ele diz: "Deixe-me falar com você um pouco. Vocês são tão orgulhosos." O versículo 7: "Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se o não tiveras recebido?” O que faz você pensar que você é tão importante? Se você é diferente em comparação aos outros foi Deus quem lhe fez assim e se você tem qualquer coisa foi Deus quem deu a você e não tem nada a ver com você de qualquer maneira. Você realmente acha que é alguma coisa." Rapaz, eles pensavam que eram tão fortes, tão presunçosos”.

Assim, ele diz no versículo 8. Ele fica tão sarcástico. Esta é a parte mais sarcástica do livro. "Já estais fartos, já estais ricos; chegastes a reinar sem nós;" E ele diz: "sim, tomara reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco”. Eles pensaram que eles eram apenas reis, completos, rico. Em seguida, ele faz uma comparação. " Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte". Ele começa a compará-los com os apóstolos. "porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens". Agora observe como ele fica sarcástico. "Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes;" eles pensavam que eram. "vós, nobres, e nós, desprezíveis". Em outras palavras, ele diz: "Por que vocês dizem que são os mais importantes e nós somos o resto." Eles eram tão orgulhosos assim. Eles estavam olhando para baixo no ponto de vista deles para os apóstolos.

Ele diz: "Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos." Mas eles pensavam que eram os melhores. Eles não sabiam o que Paulo estava dizendo aqui, e era isso, "A verdadeira grandeza vem através da verdadeira humildade." Certo? Quando estamos fracos, então, é que somos fortes. Ele disse isso na segunda carta a eles.

Eles pensavam que eram tão fortes. Eles não eram fortes de jeito nenhum. E porque eles eram tão fracos espiritualmente eles realmente se tornaram fracos fisicamente e é por causa de - 11:30 diz: "Por causa de sua fraqueza espiritual e da maneira que trataram as coisas sagradas  eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.” Em outras palavras, a sua fraqueza espiritual provoca a fraqueza física, doença e morte. Eles pensavam que eram tão fortes. Eles eram fracos. Eles eram fracos.

Paulo teve que exortá-los no capítulo 9 versículo 24. Ele diz: "Vejam, vocês não sabem que isso é uma corrida? Vocês não sabem que se quiserem ganhar vocês terão de correr e que se vocês correrem vão ter que se esforçar para ganhar? Isso significa disciplinar-se, temperantes em todas as coisas. Vocês não podem viver a vida cristã de maneira fraca, de uma forma tímida, crua, desleixada. Se você vai correr, corra para ganhar e se você está indo para ganhar você vai se disciplinar". Paulo diz: "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão". Auto-disciplina. Os Coríntios imprudentes, flácidos, indisciplinados e fracos pensavam que eram tão fortes. Eles pensavam que poderiam se satisfazer ao máximo sem nenhuma preocupação com o homem ou Deus, e Paulo diz: "Vocês não podem fazer isso. Eu estou lhes dizendo que vocês têm que estar envolvidos em uma vida de abnegação e uma vida de auto-sacrifício e uma vida de auto-disciplina."

O Novo Testamento nos diz para sermos forte. Efésios 6:10 nos diz para sermos fortes no Senhor contra Satanás. Filipenses 4:13 nos fala de sermos fortes no serviço. Paulo diz: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Ele estava falando sobre seu ministério e seu serviço. A Palavra de Deus nos diz sermos fortes em boas obras. Colossenses 1:10 e 11: "Devemos fazer boas obras sendo fortalecidos" Em Daniel 11:32, o grande versículo que diz: "mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo."

Você pode dizer: "Como John? Vigiar, ser firme, ser maduro através da Palavra, mas como eu posso ser forte?" Isso é uma coisa passiva, um verbo passivo. Que vem de outra fonte. Você diz: "Qual é a fonte?" Salmo 27:14 nos diz, "Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR". Quem é aquele que nos dá força? É o Senhor. É o Senhor. "Seja forte no Senhor e na força do seu poder," Efésios 6:10.

Você diz: "Mas como?" Através do Espírito Santo. Efésios 3:16 diz que devemos ser fortalecidos pelo seu Espírito no homem interior. Enquanto você entrega a sua vida ao Espírito de Deus, você será fortalecido pelos pontos fortes dele. Agora, nós já conversamos sobre esse princípio, muito. Estou apenas relembrando agora. A verdadeira força vem de Deus pelo Seu Espírito. Paulo diz: "Eu oro para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior". Você vê a simplicidade de que Paulo está dizendo? Se você acabou de chegar na Palavra e se render ao Espírito você vai estar vigilante, você vai ser firme, você vai ser maduro, você vai ser fortalecido.

Há um quinto. Seja amoroso. Seja amoroso. Este é um passo tão importante porque ele equilibra todo o resto. Se nós apenas tivermos os quatro primeiros podemos nos tornar pessoas mal-humoradas e militantes no mundo. Então ele diz no versículo 14: "Todos os vossos atos sejam feitos com amor” ou "literalmente com amor". Que todas as suas coisas sejam feitas em amor. E aqui estamos nós. Acabamos de receber ordens firmes. Estamos firmados, prontos para a batalha, vestidos para a guerra. Nós tivemos essas ordens lançadas em nós como um sargento que mobiliza as tropas para a batalha. Fomos enviados para lutar e, ao mesmo tempo, ele se afasta e diz: "Agora, só para que vocês saibam, a atitude que eu quero que vocês tenham em tudo o que fazem é uma atitude de amor." Esse é o princípio que deixa tudo mais brando.

Coragem que não recua e amor infalível. Eles têm que andar lado a lado. Muito amor sem firmeza o suficiente, você estará indo para lado do sentimentalismo. Firmeza demais sem amor o suficiente e você vai ser uma espécie de mal teólogo. Temos que ter os dois. Tem que haver amor e sã doutrina. Vemos essas coisas repetidas vezes no Novo Testamento. Eles têm que ir juntos. Todos os seus atos sejam feitos com amor.

Com amor aqui simplesmente queremos dizer que é um serviço de abnegação ao que está em necessidade, só isso. Serviço de abnegação aos necessitados. Não emoção. Não é um sentimento, mas é um ato de amor, um ato de serviço. Jesus disse: "Amai uns aos outros como eu vos amei." A maneira como ele simplesmente os amava demonstrou lavando seus pés, e é assim que nós amamos, lavando os pés. Isto é atender a necessidade de uma pessoa que tem uma necessidade.

Mas os coríntios não estavam amando. Sabia disso? No primeiro capítulo, ele diz: "Vocês estão brigando entre si." Capítulo 1 versículo 10, ele diz: " que não haja entre vós divisões”. O capítulo três, diz: "Eu sou de Paulo; Eu sou de Apolo; Eu sou de Cefas; Eu sou de Cristo. Vocês são carnais e há divisões por toda parte." Capítulo 3. No capítulo 5, ele diz," Vocês são tão pervertidos com o seu amor que vocês estão agindo em imoralidade. Vocês acham que o amor é luxúria. Não só isso, vocês já corromperam a própria esposa de seu pai." Mais adiante ele diz: "Vocês estão se juntando a uma prostituta". Eles realmente tinham deturpado completamente o conceito de amor.

No capítulo 6, eles estavam processando uns aos outros. No capítulo 7, cônjuges ficavam privando um do outro. No capítulo 8 os irmãos mais fortes estavam fazendo cair os irmãos mais fracos. No capítulo 11 eles estavam monopolizando a comida na festa do Senhor e os pobres que chegavam mais tarde não tinha nada para comer. Não havia amor ali. Eles não estavam amando. Eles tinham uma abordagem desamorosa com relação aos dons espirituais. Eles eram sem amor em tudo. Ele inverte realmente todo o estilo de vida da igreja com apenas uma ordem, Todos os vossos atos sejam feitos com amor. Isso resolveria tudo.

Temos duas coisas que ele diz então, "Você quer endireitar sua igreja? Sã doutrina e amor. Você coloca essas duas coisas juntas e você inverte a coisa toda." Você diz: "De onde vamos tirar o amor? Como você consegue isso?" Os três primeiros vieram por meio da Palavra. O quarto eu disse que veio pelo Espírito. Prestem atenção nisso. Paulo diz: Efésios 3:16 "Eu oro que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; -" o próximo versículo diz. "- e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento". Amor é do Espírito. Então você tem o Espírito e a Palavra trabalhando juntos para fornecer a sã doutrina e amor para edificar a Igreja, para fazer com que o crente individual seja quem Deus quer que ele seja.

Preste atenção, pessoal. Prestem atenção. Vigiem, sejam firmes, sejam maduros, sejam fortalecidos, sejam amorosos, esses são os princípios para uma vida poderosa. Eles são gerados pela Palavra e pelo Espírito Santo. E eles se unem para fornecer a sã doutrina e amor que são os dois pilares que sustentam a Igreja. Vamos orar.

Obrigado Pai, mais uma vez, pelas verdades práticas em Tua Palavra e sabemos que o Teu desejo é que a proclamemos com coragem e que obedeçamos com entusiasmo. Então, faça-nos ser Teu povo, que vive da maneira que Tu queres que vivamos para que possamos verdadeiramente fazer tudo o que podemos fazer para a glória de Deus. Nós oramos no nome de Cristo. Amém..

FIM

This sermon series includes the following messages:

Please contact the publisher to obtain copies of this resource.

Publisher Information
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969

Welcome!

Enter your email address and we will send you instructions on how to reset your password.

Back to Log In

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize
View Wishlist

Cart

Cart is empty.

Subject to Import Tax

Please be aware that these items are sent out from our office in the UK. Since the UK is now no longer a member of the EU, you may be charged an import tax on this item by the customs authorities in your country of residence, which is beyond our control.

Because we don’t want you to incur expenditure for which you are not prepared, could you please confirm whether you are willing to pay this charge, if necessary?

ECFA Accredited
Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Back to Cart

Checkout as:

Not ? Log out

Log in to speed up the checkout process.

Unleashing God’s Truth, One Verse at a Time
Since 1969
Minimize